Bolo de Nozes e Doce de Leite - Vai Virar sua Receita Favorita!

Bolo de Nozes com Doce de Leite

- Confesso que sou viciada nesse bolo (e você também vai ser!)

Gente, vocês já sentiram aquele cheirinho de bolo assando que dá vontade de ficar sentado na frente do forno? Pois é, esse bolo de nozes que vou compartilhar hoje tem esse poder!

 - Índice

·         Confesso que sou viciada nesse bolo

·         O que você vai precisar

·         Ingredientes Para fazer o bolo

·         Mão na massa

·         O caramelo das nozes

·         A massa do nosso bolo

·         No forno!

·         Servindo seu bolo

·         Dá pra adaptar? Claro que dá!

·         Por que amo tanto esse bolo

·         Minha dica especial e Conclusão

 Descobri essa receita num domingo à tarde quando estava sem ideia do que fazer para receber minha sogra (sim, aquele momento de leve desespero haha).

Nossa, como eu me surpreendi! Sabe quando você prova algo e pensa como é que eu vivi tanto tempo sem isso na minha vida? Foi exatamente assim.

O segredo desse bolo não é nada mirabolante - é a combinação perfeita entre a massa fofinha (graças ao amido de milho) e aquele caramelo que se forma embaixo.

Parece mágica, mas é só física e química da culinária trabalhando juntas.E olha, não é só a minha família que adora essa receita.

Toda vez que levo esse bolo de nozes para algum evento, volta só o pratinho vazio pra casa. Já perdi a conta de quantas vezes tive que mandar a receita pelo WhatsApp!

O melhor de tudo? Não é difícil de fazer. Nada daquelas receitas complicadas que a gente vê em programa de TV e sabe que nunca vai conseguir reproduzir em casa.

Essa dá certo, prometo! Até eu, que já queimei arroz mais vezes do que gostaria de admitir, consigo fazer esse bolo ficar perfeito.

Você Pode Gostar: Lombo Suíno Assado com Abacaxi - Receita Perfeita para Sua Ceia

  - O que você vai precisar (vê se tem tudo aí na despensa!)

Antes de começar, dá uma conferida se você tem todos esses ingredientes. Odeio quando começo uma receita e descubro no meio que está faltando algo!

- Ingredientes Para fazer o bolo:

- 1 xícara de nozes sem casca (se estiverem cruas, dá uma tostadinha rápida)

- 1/2 xícara de açúcar pra fazer o caramelo

- 1/2 xícara de margarina (temperatura ambiente, tá? Não vale pegar direto da geladeira)

- 1 xícara de açúcar

- 3 ovos (também em temperatura ambiente)

- 1/2 xícara de farinha de trigo

- 1/2 xícara de maizena

- 11/2 colheres de chá de fermento em pó

- 1 xícara de leite

- 1/2 xícara de doce de leite (aquele bem cremosinho)

 Pra untar a forma:

- Um pouco de margarina

- Um pouquinho de farinha de trigo

 - Mão na massa (ou melhor, na forma!)

- Primeiro, o forno e as nozes

Bom, vamos por partes! Liga o forno a 180°C pra ir esquentando. Nada pior que terminar a massa e ficar esperando o forno esquentar, né?

Se as suas nozes estiverem cruas, dá uma tostada nelas. Joga numa frigideira sem óleo nenhum e fica mexendo por uns 5 minutinhos em fogo médio.Olha, o cheiro que vai sair... hummm! Você vai querer comer umas antes mesmo de começar o bolo. Vai por mim, separa umas extras só pra beliscar!

Ah, e deixa a margarina e os ovos fora da geladeira um tempinho antes. Faz toda diferença!

Uma vez tentei fazer com os ingredientes gelados e o bolo ficou todo estranho. Aprendi na marra.

- O caramelo das nozes (que é de babar!)

Agora vem a parte que todo mundo acha difícil, mas na real é super tranquila: o caramelo.

Pega uma panela (de preferência aquelas mais grossinhas) e joga 1/2 xícara de açúcar com uma colherzinha de café de água. Só pra umedecer mesmo.

Leva ao fogo médio e agora... paciência! Não fica mexendo toda hora não, senão vira aquela pedreira de açúcar cristalizado. Só balança a panela de vez em quando.

Quando o açúcar derreter e ficar com uma cor de mel escuro (tipo cor de cerveja), joga as nozes e mistura rápido.

Cuidado que essa mistura tá um milhão de graus! Espalha tudo numa superfície untada ou num papel manteiga e deixa esfriar.

Depois que esfriar, quebra em pedaços. Eu uso o socador de alho porque não tenho batedor de carne, funciona direitinho!

Se você não tiver nenhum dos dois, o fundo de uma xícara também resolve.

- A massa do nosso bolo (que é tão fácil que até meu marido faz)

Agora vamos à massa do bolo de nozes.

Pega uma forma de furo no meio (daquelas de 20cm) e unta bem com margarina. Depois joga uma farinhazinha. Sacode pra espalhar e bate de ponta-cabeça pra tirar o excesso.

Na batedeira (ou com um fouet, se você for fitness como eu que não tenho batedeira), mistura a margarina com o açúcar até ficar um creme clarinho.

Vai batendo e jogando os ovos, um de cada vez. Não tenha pressa nessa parte.

Numa tigela separada, mistura a farinha, o amido de milho e o fermento.

Vai colocando isso aos poucos na mistura de margarina, alternando com o leite. Começa e termina com os secos, tá?

Tipo: um pouco de farinha, um pouco de leite, um pouco de farinha, um pouco de leite e termina com farinha. Depois que tudo estiver bem misturadinho, chega a hora da mágica.

Pega o doce de leite e coloca na massa. Mas não mistura muito não! O legal é deixar meio mesclado, sabe? Como se fossem ondas de doce de leite na massa.

Por último, coloca a maior parte do caramelo de nozes (guarda um pouquinho pra decorar depois). Mistura de leve, sem muito vigor.

A ideia é que a cada garfada do bolo você encontre pedacinhos desse caramelo crocante. Despeja tudo na forma e espalha os pedacinhos de caramelo que você guardou por cima.

- No forno! (Mas sem ficar abrindo a porta, hein?)

Leva o bolo de nozes pro forno já pré-aquecido e deixa assar por uns 35 minutos. Dica sincera? Resiste à tentação de ficar abrindo o forno pra espiar! Sei que é difícil, mas cada vez que você abre, o bolo pode murchar.

Depois de 30 minutinhos, faz o teste do palito: espeta um palito no meio do bolo de nozes. Se sair limpo, tá pronto! Se sair com massa crua, deixa mais uns minutinhos.

Quando tirar do forno, espera uns 10 minutinhos antes de desenformar. Eu sei, é uma tortura esse tempo de espera, mas vale a pena. É que o bolo ainda tá terminando de se assentar por dentro.

- Servindo seu bolo (e se gabando dele!)

E agora, a melhor parte: servir esse bolo de nozes delicioso! Pessoalmente, acho que ele fica ainda mais gostoso no dia seguinte, quando os sabores se misturam melhor. Mas quem aguenta esperar, né?

Tem várias formas de deixar esse bolo de nozes ainda mais especial. Uma fatia quentinha com uma bola de sorvete de creme é o paraíso na Terra. Ou então com um cafezinho coado na hora... Nossa, bateu até vontade aqui!

Se quiser impressionar a visita, faz uma calda rapidinha de caramelo: derrete 1/2 xícara de açúcar até ficar dourado e mistura com 1/4 de xícara de creme de leite. Joga por cima do bolo na hora de servir. Garanto que vão te pedir a receita!

E não se preocupe se o seu bolo rachar um pouquinho no topo. É normal! Na verdade, adoro quando isso acontece porque aquelas rachaduras ficam crocantes. Meu marido sempre rouba essas partes antes mesmo do bolo ir pra mesa.

- Dá pra adaptar? Claro que dá!

O legal de cozinhar é que a gente pode brincar com as receitas, não é mesmo? Esse bolo de nozes é super versátil. Vou te contar algumas variações que já testei:

Troquei as nozes por castanha-do-pará uma vez (porque era o que tinha em casa) e ficou uma delícia também! Dá pra usar amêndoas, castanhas de caju... o que você tiver disponível.

Pra quem é chocólatra como eu, dá pra adicionar 2 colheres de sopa de chocolate em pó na massa. Chocolate + doce de leite + nozes = combinação matadora!

Uma vez, coloquei meia colherzinha de canela na massa e deu um toque especial, principalmente no inverno. Experimenta!

E se você quiser uma versão mais fitness, dá pra trocar o açúcar por adoçante culinário e a margarina por óleo de coco. Não fica igualzinho, claro, mas salva o dia quando a gente está de dieta mas querendo um docinho.

- Porque amo tanto esse bolo (e por que você vai amar também)

Sabe por que esse bolo de nozes virou figurinha carimbada lá em casa? Porque ele é daqueles bolos que impressionam sem ser complicados de fazer. É o tipo de receita que te faz parecer uma confeiteira profissional sem precisar de curso nem ingredientes caros.

O contraste entre a massa molhadinha, o doce de leite cremoso e os pedacinhos de nozes caramelizadas é simplesmente perfeito. Quando você prova, é como se o bolo oferecesse uma experiência nova a cada pedacinho que você come.

E vamos combinar que tem receita que é gostosa, mas dá um trabalhão, né? Essa não! Em uma hora (contando o tempo de forno), você já tem um bolo incrível pra servir. Perfeito pra quando aquela visita avisa em cima da hora que está chegando.

Outra coisa legal é que esse bolo dura bem na geladeira. Dá pra fazer num domingo e comer até quarta ou quinta-feira (se durar tanto tempo, o que duvido!). E cada dia parece que fica mais gostoso!

- Minha dica especial (que aprendi com a vovó)

Vou te contar um segredinho que faz toda diferença: antes de caramelizar as nozes, joga umas gotinhas de baunilha nelas. 

Isso mesmo, baunilha nas nozes! Minha vó que me ensinou isso. A baunilha realça o sabor das nozes de um jeito que você nem imagina.

E se quiser garantir que o doce de leite crie aquela camada incrível embaixo do bolo, deixa ele fora da geladeira uns 30 minutos antes de usar. Quando ele tá mais molinho, ele desce naturalmente durante o assamento e forma aquela camada caramelizada dos sonhos!

Minha dica especial

Aprenda mais sobre Receitas Deliciosas: CLIQUE AQUI

Conclusão:

E aí, gostou da receita? Já tá com água na boca? Faz aí e me conta como ficou! Deixa nos comentários se você inventou alguma adaptação legal ou se tem alguma dúvida.

Compartilha a foto do seu bolo de nozes nas redes e marca a gente - adoro ver as receitas saindo do papel!

Ah, e se inscreve no blog pra receber mais receitas assim, que são fáceis mas impressionam todo mundo! Clica ali embaixo pra não perder nenhuma novidade. 

Próxima semana vou ensinar um pudim que não vai ao forno e é de lamber os dedos!

Beijos e até a próxima fornada! 

Receitas Elizete

Este blog traz uma coletânea de receitas deliciosas, fáceis e rápidas selecionadas e adaptadas para fins de emagrecimento! Pratos simples e saborosos para diferentes ocasiões, com dicas passo a passo e ingredientes comuns.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem