Torta de Carne com Ovo - Receita que Todo Mundo Ama Salva o Almoço

Torta de Carne com Ovo

- Torta de Carne com Ovo - Receita que Todo Mundo Ama

torta de carne com ovo virou figurinha carimbada nos almoços de domingo aqui de casa.

O cheirinho que espalha pela cozinha enquanto ela assa é de dar água na boca!

O melhor é que rende bastante - dá pra alimentar a família toda e ainda sobra um pedaço pra beliscar mais tarde na geladeira (que entre nós, fica até mais gostoso depois de um tempinho!).

Todo mundo passa por isso, né não? Principalmente quando a família toda começa com aquela perguntaE aí, o que tem pra comer hoje? e seu cérebro simplesmente dá um branco.

Foi justamente num desses dias de socorro, o que eu faço? que acabei improvisando o que virou a queridinha lá de casa: a torta de carne com ovo.

Sabe o que é mais legal dessa receita? Ela usa ingredientes que a gente quase sempre tem em casa.

E olha, não é daquelas receitas complicadas que só chef consegue fazer não!

Você Pode Gostar: Torta de Maçã Alemã - Receita Fácil e Deliciosa para Surpreender

Lembro da primeira vez que fiz para minha sogra - ela até me pediu a receita, o que já é uma grande vitória, convenhamos!

- Índice

- Introdução

- Ingredientes da Torta de Carne com Ovo

- Como Fazer Passo a Passo

- Segredos que Fazem a Diferença

- Ideias para Variar a Receita

- O que Servir com a Torta

- Minha Dica Especial

- Perguntas que o Pessoal Sempre Faz

Ingredientes da Torta de Carne com Ovo

- Para a Base

- 1,2kg de carne moída (eu uso coxão mole, mas patinho também funciona bem)

- 1 envelope de pó para creme de cebola (68g) - aquele que vende no supermercado

- 1 ovo

- Sal a gosto

- Pimenta-do-reino a gosto (moída na hora é mais cheirosa!)

 - Para o Recheio Cremoso

- 2 latas de creme de leite (300g) - daquele sem soro, sabe?

- 1 xícara de requeijão tipo Catupiry®

- 1 xícara de queijo mussarela ralado

- 8 ovos (vamos usar 5 no creme e 3 inteiros por cima)

- 1/2 xícara (chá) de brócolis cozido e picadinho

- Sal e pimenta-do-reino a gosto

- 1 colher (sopa) de chia (pode pular se não tiver em casa)

- Como Fazer Passo a Passo

- Preparando a Base

Primeira coisa: pega uma tigela grande e coloca a carne moída.

Aí quebra um ovo em cima, joga o pacotinho de creme de cebola, tempera com sal e pimenta.

Agora é hora de arregaçar as mangas!

Mistura tudo com as mãos mesmo (pode usar luvas se preferir) até virar uma massa bem uniforme.

Não é igual hambúrguer que quanto menos mexer, melhor. Aqui a gente quer que a carne fique bem misturadinha pra formar uma massa que vai segurar o recheio depois.

Pega uma forma de aro removível (daquelas que dá pra tirar a lateral) de mais ou menos 24cm e forra com a massa de carne.

Vai espalhando com as mãos, fazendo uma borda nas laterais também, como se fosse uma forminha de torta.

Tenta deixar com uma espessura mais ou menos igual em todos os lados.

Eu gosto de colocar essa forma na geladeira uns 10 minutinhos enquanto preparo o recheio. Ajuda a firmar a carne.

- Fazendo o Recheio Molhadinho

Agora vem a parte fácil. No liquidificador, joga o creme de leite, o requeijão, o queijo ralado e 5 ovos. Bate tudo até ficar um creme lisinho. Não precisa bater muito tempo, tá? Só até misturar bem.

Depois de bater, coloca numa tigela e mistura o brócolis picadinho. Tempera com sal e pimenta, mas vai com calma no sal porque o queijo e o requeijão já são salgadinhos.

- Montando a Torta

Tira a forma com a carne da geladeira. Despeja o recheio cremoso por cima da base de carne com cuidado. Espalha bem pra ficar uniforme.

Agora vem a parte que faz toda diferença: quebra 3 ovos, um por um, por cima do recheio. Cuidado pra não estourar as gemas! Elas vão ficar boiando ali, tipo "ilhas" no meio do creme. Fica lindo depois de assado!

Se tiver chia em casa, joga um pouquinho por cima. Dá um toque especial e fica com cara de chef! Também pode colocar uma pitadinha de sal e pimenta nos ovos.

- Assando

Liga o forno pra pré-aquecer a 180 graus. Enquanto isso, cobre a forma com papel-alumínio (faz uns furinhos com o garfo pra sair o vapor). Leva ao forno por aproximadamente 1/2 hora.

Depois tira o papel-alumínio e deixa mais uns 10 minutos pra dourar a superfície.

Quando tirar do forno, deixa descansar uns 15 minutinhos antes de desenformar. Parece uma eternidade, eu sei! Mas confia em mim: se cortar antes, vai desmoronar tudo.

- Segredos que Fazem a Diferença

Olha, depois de fazer essa torta de carne com ovo zilhões de vezes, aprendi uns truques que fazem toda diferença.

Primeiro: a carne tem que ser boa. Se puder pedir pro açougueiro moer na hora, melhor ainda! Carne moída na hora tem outro sabor.

Outro truque é não economizar no tempero da carne. Além do creme de cebola, às vezes eu jogo uma colher de chá de alho em pó ou até um pouquinho de páprica.

Um segredo que minha avó me ensinou: antes de colocar o recheio, passa uma pinceladinha de gema de ovo na base de carne. Isso cria uma espécie de selante que impede o recheio de deixar a base mole.

E pra desenformar sem drama? Depois que a torta descansar, passa uma faquinha bem fina nas bordas pra soltar.

Ideias para Variar a Receita


- Ideias para Variar a Receita

Tá com vontade de mudar um pouquinho? Deixa eu te contar umas variações que já testei aqui em casa e deram super certo!

Se você curte um sabor mais forte, troca o brócolis por espinafre refogadinho com alho. Fica uma delícia! Também pode jogar umas azeitonas picadas no meio do creme - dá um toque salgadinho que combina demais.

Pra quem não é muito fã de carne vermelha, funciona bem com frango moído também. Só que o frango é mais sequinho, então eu gosto de refogar ele antes com uma cebolinha e um tempero verde pra dar mais sabor.

Aqui em casa, quando quero economizar no queijo (que não está barato, viu?), substituo parte da mussarela por um queijinho branco bem picadinho. Muda um pouco a textura, mas continua gostoso.

E se você quiser impressionar a visita, coloca uns pedacinhos de bacon crocante no recheio. Nossa, é de lamber os dedos!

- O que Servir com a Torta de Carne com Ovo

torta de carne com ovo já é um prato bem completo, mas confesso que gosto de servir algumas coisinhas junto pra deixar a refeição ainda mais especial.

Uma saladinha verde cai super bem! Aquela misturinha de alface, rúcula e tomate cereja com um molho bem levinho de limão e azeite faz o contraponto perfeito com a torta quentinha.

Se for um almoço mais caprichado, um arroz branquinho soltinho também combina.

Pra beber, eu gosto de um suco natural - de laranja ou abacaxi combina bem. Se for um jantar mais especial, um vinho tinto leve também harmoniza demais. E não esquece do cafezinho no final!

- Minha Dica Especial

Agora vou te contar um segredinho que aprendi com minha tia do interior: a técnica da dupla camada!

É o seguinte: separa 1/3 da massa de carne antes de forrar a forma. Depois que colocar o recheio cremoso, mas antes dos ovos inteiros, espalha essa carne reservada por cima em pedacinhos irregulares.

Outra dica de ouro: se sobrar (o que é raro lá em casa!), essa torta fica ainda mais gostosa no dia seguinte.

Só um lembrete: quando for esquentar no dia seguinte, não joga no micro-ondas não, coitada da torta! Coloca no forno convencional, em fogo baixinho, coberta com papel-alumínio pra não ressecar.

- Perguntas que o Pessoal Sempre Faz

Dá pra fazer essa torta um dia antes?

Com certeza! Na verdade, como falei, ela fica até mais gostosa. Guarda na geladeira bem embrulhada e esquenta no forno antes de servir. Segredinho de restaurante: os melhores pratos são sempre os que descansaram um pouquinho.

E se eu não tiver forma de aro removível?

Dá pra usar uma forma comum ou até um refratário, mas vai ser mais chatinho na hora de tirar. O truque é forrar bem com papel-manteiga untado, deixando sobrar papel nas laterais pra você puxar depois. Não vai ficar tão bonita quanto na forma de aro, mas o sabor continua maravilhoso!

Quanto tempo dura na geladeira?

Guardada direitinho, bem embrulhada, dura uns 3 dias. Mas vou te contar: lá em casa nunca passou do segundo dia! Sempre acaba antes.

Dá pra congelar?

Dá sim! Depois de assada e fria, embala bem em papel-alumínio e depois em saco próprio pra congelador. Aguenta uns 3 meses no freezer tranquilamente. Pra descongelar, deixa na geladeira de um dia pro outro e depois esquenta no forno.

Se eu não tiver creme de cebola, o que uso?

Improvisação na cozinha é comigo mesma! Dá pra substituir por uma cebola média bem picadinha refogada em uma colher de manteiga + uma colher de sopa de farinha de trigo + uma colher de chá de tempero completo. Não fica igualzinho, mas quebra um galho danado!

Conclusão


Aprenda mais sobre Receitas Deliciosas: CLIQUE AQUI

- Conclusão:

E chegamos ao fim da nossa receita de torta de carne com ovo! Espero que você se aventure na cozinha e faça essa delícia. 

 daquelas receitas que viram tradição familiar, sabe? Daqui uns anos seus filhos ou sobrinhos vão falar: Ninguém faz uma torta igual à sua!

Lembra que cozinhar é um ato de amor, viu? Não precisa seguir cada passo ao pé da letra. Coloca seu toque pessoal, adapta do seu jeito. 

O importante é fazer com carinho (e não deixar queimar, claro!).

E aí, já fez a torta? Conta nos comentários como ficou! Adoraria saber se você inventou alguma modificação legal também. 

Dá aquele like, compartilha com a amiga que vive perguntando o que fazer pro almoço, e não esquece de se inscrever no blog pra receber mais receitas que salvam o dia! Até a próxima, pessoal!

Receitas Elizete

Este blog traz uma coletânea de receitas deliciosas, fáceis e rápidas selecionadas e adaptadas para fins de emagrecimento! Pratos simples e saborosos para diferentes ocasiões, com dicas passo a passo e ingredientes comuns.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem